sábado, 30 de junho de 2007

“A vida é uma mulher do lado e seja o que Deus quiser”


Tenho simpatia por Oscar Niemeyer. É homem de convicções, dono de um senso de humor finíssimo. Ainda não vi “A vida é um sopro”, documentário sobre a vida deste gigante da arquitetura. Mas pretendo vê-lo em breve.

Faz cerca de duas semanas, li na Folha de S. Paulo uma curiosa entrevista com o Niemeyer. Chamou-me a atenção a sofisticada formulação de quem já fez cem anos. Questionado sobre o sentido da vida, o arquiteto pontificou: “A vida é uma mulher do lado e seja o que Deus quiser”. Quanta irreverência, que, aliás, perpassa toda a conversa:

Veja a entrevista: FOLHA - As coisas estão melhores do que há cem anos? OSCAR NIEMEYER - Eu tenho 60.


FOLHA - Como?

NIEMEYER - Tenho 60 anos.


FOLHA - Não são cem?

NIEMEYER - Cem é sacanagem, pô! Eu tenho 60 [risos].


FOLHA - E a América Latina...

NIEMEYER - Está melhor. A gente sente uma onda de revolta contra o Bush. Há essa vontade de luta contra o capitalismo.


FOLHA - E o fato de o Chávez não renovar a concessão da RCTV?

NIEMEYER - O Chávez está certo. Se tem um órgão lá que quer impedir a revolução que ele busca, tem que fechar. Eu concordo com o Lula: o país é dele, o problema é dele.


FOLHA - O senhor é um otimista?

NIEMEYER - É complicado. Mas a coisa sempre melhora um pouco. Lula é operário, estamos do lado dele. A gente só espera que ele evolua um pouco mais. Os jovens precisam fazer uma revolta contra o capitalismo.


FOLHA - No documentário "A Vida é um Sopro", o senhor disse que o importante na vida é mulher.

NIEMEYER - Meus amigos do "Pasquim", outro dia, me perguntaram: "Oscar, e a vida?" Eu disse: "A vida é mulher do lado e seja o que Deus quiser". É uma resposta um pouco animal, porque, afinal, existe a miséria, a desigualdade. Mas é o que é importante.


FOLHA - Por isso o senhor se casou aos 99 anos?

NIEMEYER - É exatamente por isso. Pronto. Acabou a entrevista.

Nenhum comentário: