segunda-feira, 11 de junho de 2007

Macondo está em toda parte


"Os sete anos que passei registrando estas imagens foram uma viagem a sete séculos de história. No ritmo lento e moroso que marca o tempo da região, assisti o desenrolar dos séculos, trazendo diferentes culturas, de crenças, provações e sofrimentos tão parecidos. Das areias ardentes do nordeste brasileiro às montanhas do Chile, Bolívia, Peru, Equador, Guatemala e México, convivi com a universalidade deste mundo à parte".

"Em vista da profunda pobreza, as igrejas da região de Oaxaca conceberam um serviço criativo: o aluguel de caixões para o velório e o cortejo dos mortos. Ao ser enterrado, o corpo é retirado do caixão, que assim será reutilizado infinitamente". -- Sebastião Salgado

3 comentários:

Letícia disse...

Tenho problemas com Sebastião Salgado. Pra mim ele é usa os pobres em próprio favor, rouba a imagem/identidade dessas pessoas e não dá um real sequer em troca... enquanto isso ele enriquece cada vez mais.

Seu blog está muito bom, Marcos. Parabéns!

Chico disse...

Camarada, minhas opiniaes sobre o Salgado sao ambiguas. Concordo com o comentario da Leticia, pois imagino que ele tenha uma criacao de pobre em algum sitio no interior de Minas. Por outro lado, o "trabalhadores" e o "terra" sao trabalhos de um realismo - quando nao contaminado de certa montagem cenografica - impressionante.

carpinteiro do universo disse...

E aí marcos, aqui é henrique.
Estou pouco me lixando pro Sebastião Salgado: Apenas mando essa mensagem para te informar que também abri meu blog. Passa lá, se não sofrerá as consequências de seus erros. Tá ligado, mano?